terça-feira, 28 de setembro de 2010

VASCO DA GAMA (The pioneer voyage to India)


I admit!:)

I was very much influenced by Bill Sienkiewicz's comic book - illustrated adaptation of the novel Moby Dick, when I did this sketch about departure of Vasco da Gama's armada.

Bill still being a reference for me.






















Esboço/estudo sobre história.


Aqui, está representada a partida da primeira expedição à Índia, em 8 de Julho de 1497. O Livro das Armadas, de autor desconhecido, foi uma importante referencia durante a execução desta ilustração.

Esta armada era constituída por 4 embarcações:

- a nau São Gabriel, construída para a viagem com 90 tonéis, comandada pelo Vasco da Gama;

- a nau São Rafael, também construída para a viagem com 90 tonéis, comandada Paulo da Gama;

- uma carraca de mantimentos com 110 tonéis, sem nome ou São Miguel, segundo alguns historiadores, sob o comando de Gonçalo Nunes, e

- a Bérrio, uma caravela latina com 50 toneis, vendida ao Rei por D. Manuel de Bérrio conceituado piloto na época natural de Lagos, sob o comando de Nicolau Coelho.

A carraca foi queimada perto da baía de São Brás, na costa oriental africana, quando se gastaram as provisões. A nau São Rafael afundou-se no caminho. A caravela foi a primeira a chegar e um mês depois, no verão de 1498, chega Vasco da Gama na sua nau.

Dos cerca de 150 homens que partiram apenas chegaram a Lisboa 1/3, os restantes 2/3 morreram na viagem, inclusive o irmão do Capitão-Mor, Paulo da Gama.

As caravelas eram mais leves e mais rápidas e por isso eram utilizadas para recados entre os barcos pesados e a terra, para anúncios e noticias. As naus eram navios mais redondos no velame, bojudos e lentos, na altura que começaram as grandes viagens de comércio e ocupação tornaram-se mais importantes que as caravelas, que foram a grande invenção dos portugueses.

Li algures que era neste tipo de naus que se transportava, em peças de madeira pré-fabricadas, as primeiras fortalezas que depois de montadas vieram a proteger as feitorias plantadas ao longo das rotas comerciais.

Num artigo publicado no Diário de Notícias de 29 de Agosto de 1960, Jaime Martins Barata escreveu: “faz-nos falta um museu constituído por exemplares reais dos nossos barcos tão variados”. E, na minha opinião, ainda nos faz muita falta.

Sem comentários:

 
Add to Technorati Favorites