sexta-feira, 17 de junho de 2016

G13 - Fotos dos Quadros

FOR ENGLISH/ADDITIONAL INFORMATION CLICK HERE.

Ontem terminou a exposição que fiz  de 13 quadros (acrílico sobre madeira), na Apaixonarte . Como vendi metade e a outra metade ofereci, resolvi expor aqui as fotografias deles todos. Gostava de voltar a fazer esta exposição, não exactamente com os mesmo quadros, mas dentro da mesma temática e fora de Lisboa. Por isso, se souberem de alguém que esteja disponível para receber esta exposição, já sabem, estou interessado!

*

Mas antes de avançar queria acrescentar duas notas, uma sobre as cúpulas e agulhas e outra sobre o nome da exposição "G13":

1. Diz o Rem Koolhaas, no seu livro Delírio de Nova York - "os ícones da religião são substituídos pelos da edificação. A arquitectura é a nova religião de Manhattan". Acrescenta ainda que a AGULHA e o GLOBO são arquétipos que aparecem ao longo de toda a história de Manhattan em reencarnações sempre novas, representando os extremos. A agulha é a construção menos volumosa, a que chama a atenção. O globo é a forma que encerra o máximo de volume com o mínimo de superfície, é uma forma receptiva.

2. Em português, cúpula pode significar cimeira, uma reunião comumente realizada entre chefes de estado, de governo ou lideres duma organização. Como o G20 (ou G-20 ou Group of twenty) que é um forum internacional de governos e de governadores do bancos centrais das 20 maiores economias.

Para mais informações sobre a exposição e sobre o seu conteúdo, cliquem AQUI.



*

G13 LIST


FIRST ROW, THE SUMMIT:

"01 WSHNGTN - USA", (Capitol of Washington).


"02 BRLN - GERMANY" (Berlin Cathedral).

"03 LNDN - ENGLAND" (Saint Paul's Cathedral, London).

"04 PRS - FRANCE" (Basilica of Sacré-Coeur, Montmartre, Paris).


SECOND ROW, THE PIGS:

"05 LSB - PORTUGAL" (Estrela Basilica, Lisboa).

"06 DBLN - IRELAND" (Four Courts, Dublin).

"07 THNS - GREECE" (Metropilitan Catedral of Athens).

"08 MDRD - SPAIN" (Almudena Cathedral, Madrid).


THIRD ROW, THE BRICS:


"09 SPL - BRASIL" (São Paulo Cathedral).

"10 MSCW - RUSSIA" (Saint Basil's Cathedral), Moscow).

"11 NWDLH - INDIA" (Rashtrapati Bhavan, New Delhi).

"12 BJNG - CHINA" ~(Temple of Heaven, Beijing).

"13 PRTR - SOUTH AFRICA" (Pretoria City Hall).

*

Escolhi fazer 13 quadros por 2 razões:

1. Uma, que já expliquei noutro post, está relacionada com o dia da inauguração da exposição (13 de Maio -dia da aparição celeste de Fátima), sendo estes quadro representações de aparições celestes achei que fazia todos o sentido relaciona-los com a data. Para além disso foi numa sexta-feira, a sexta-feira 13 é uma data maldita por ter sido nessa data que em França, queimaram numa fogueira, junto à Catedral de Notre Dame, os lideres da ordem dos Cavaleiros do Templo de Salomão, mais conhecidos por Templários.

2. A segunda razão tem a ver com a proporção áurea, proporção essa muito presente na natureza e por isso muitas vezes usada na arte sacra de varias religiões. Essa proporção aproxima-se sensivelmente da equação 5/8, ora 5 +8 = 13. Também usei esta proporção no rectângulo interior dos quadros (17 x 27 cm), Resulta sempre num numero ou numa forma harmoniosa. Para conseguir essa soma, no conjunto dos países juntei, aos BRICS e aos PIGS, os quatro países que eu considero serem os mais poderosos do mundo - EUA, Alemanha, Inglaterra e França.


Espero que gostem!














Sem comentários:

 
Add to Technorati Favorites